29 de fevereiro de 2008

comédia da vida privada

Em Santiago de Compostela, passeávamos eu, o Brunim e o JB com o meu pai e os pais do Brunim, quando chegámos a uma daquelas grandes praças. Disse ao JB: "Olha nesta praça podes correr muito e gritar Sou livre!"
E lá desata ele a correr (tão pequenino), debaixo duma chuva miudinha e a gritar diante dos desconhecidos:

"SOU LINDA!!!"

27 de fevereiro de 2008

pintura e colagem

Que coisa tão boa é poder ver um ser humano fazer algo importante pela primeira vez.
Adoro pôr os meninos a cozinhar. Para além da importância de se sentirem capazes e de trabalharem a motricidade e a concentração sem se darem conta, desenvolvem o gosto pela cozinha (e por alimentos "esquisitos").
Fazer a primeira pizza é muito fácil para quem já tem experiência de sobra em pintura e colagem. Se não vejam:




Material para fazer meninos pequeninos felizes:
Base para pizza congelada;
Molho de tomate já pronto e pincel de culinária;
Legumes e salsichas veg;
Queijo ralado;
Oregãos;
Forno forte;
Fome e vontade de comer. E sumo.

No fim toma-se nota da receita desenhando.

(As fotos dos dois monstrinhos a comer ficaram todas tremidas. Uns alarves... até pimento marchou.)


nave especial

Quando pedem à menina que há dentro de mim que desenhe "coisas de menino", ela diz-me em segredo que gosta é de fadas e princesas. Dou-lhe a mão e tento convencê-la que as coisas de menino também são muito giras. E lá as desenhamos. Com mais dificuldade... mas desenhamos.



Ficou assim.

26 de fevereiro de 2008

pirilampos

A Karla convidou-me para colaborar com ela num projecto especial e cheio de ternura... aqui fica uma espreitadela.

24 de fevereiro de 2008

o que é a arte mesmo?

Ontem o membro do juri convidado no Dança Comigo era um toureiro.

pausa para palavrões

Uma vez ouvi a Fátima Lopes das manhãs a entrevistar uma cambada de miúdos mal resolvidos que vinham duma escola de tourada. "Então vocês blá blá blá (quando estou colérica não ouço bem) esta grande arte?!"

pausa para a super-praga

Outra vez a Catarina Furtado entrevistou o Pedrito de Portugal já depois do episódio em que o público gritou MATA MATA MATA e ele matou um touro. E a namoradinha de Portugal (agora vejo que partilham o apelido) perguntou-lhe se era uma sensação orgasmática, a de matar o touro, sem nunca desfazer aquele lindo sorriso com que nos brinda todas as semanas.

Vou dormir.

23 de fevereiro de 2008

é à

Tenho de o dizer. Tenho mesmo. Não é que eu nunca dê erros ortográficos ou pontapés na gramática mas isto, juro pela minha felicidade que me lembro da mesa em que estava sentada e era na escola primária. E a professora escrevia no quadro e dizia e repetia:

Vou à praia.


É à!!! É À com acento grave!!! Assim `````````````````````
É grave. O acento é grave. E um A sozinho nunca leva acento agudo. Não em português. Nunca.

Vou dormir.

22 de fevereiro de 2008

21 de fevereiro de 2008

pintarriscos

Não encontro palavras para explicar o que se passa dentro de mim quando uma obra de arte me entra pelos olhos e vai directa ao coração. É uma lufada de ar fresco, uma injecção de luz. Foi mais ou menos isto o que senti no dia em que descobri este site e as pinturas em parede mais bonitas que vi até hoje. Tudo lindo. Tudo simplesmente lindo. Uma inspiração.

anúncio: perco coisas

Dou sumisso a coisas importantes. Pequenas, grandes, não importa. Brincos, elásticos do cabelo, óculos de sol, chaves de tudo, sacos volumosos, carros em parques de estacionamento dum dia para o outro. Documentos, cartas, contas e facturas. Sapatos e peças de roupa, desde soutiens até casacos de malha XL. Evaporo tudo. Tudo.
Satisfação garantida ou devolvemos o seu dinheiro (se eu não o perder).

20 de fevereiro de 2008

mais um vídeo

Ninguém imagina as tristes figuras que faço quando estou a pintar (o hábito de trabalhar sozinha sem ninguém a ver). E pintar (desenhar, neste caso) com uma máquina fotográfica na mão esquerda a filmar às cegas só podia dar mau resultado. Pu-la no escadote, na cabeça, no queixo, no peito... saíram vários vídeos ridículos (aqueles em que se ouve o lápis mas só se vê parede são os meus favoritos) até que consegui fazer este em que desenho a tartaruguinha que nos acena duma nuvem*. Espero que gostem, apesar de estar tão escuro.



perto

A minha maior dificuldade em divulgar o meu trabalho é explicar visualmente como fica uma parede pintada. Se as fotografo de longe, perde-se informação e os quartos parecem enormes. Se as fotografo de perto, as pinturas ficam completamente descontextualizadas e imediatamente parecem outra coisa qualquer. Mas hoje deixo aqui o perto, o muito perto. A textura da parede, das tintas e do desenho. As imperfeições de que aprendi a orgulhar-me. A prova de que é uma mão humana que faz tudo.






4/4

Fui para Lisboa para pintar dois quartos e acabei por pintar quatro. Este foi o que pintei no dia em que vim embora. O Fábio é um bebé de quatro meses tão lindo. A minha pintura foi a primeira coisa a entrar no seu novo quartinho.





Este é o meu post número 500! Quingentésimo!

18 de fevereiro de 2008

laços virtuais

Enquanto estive em Lisboa só pensei e controlar bem os horários dos transportes públicos, em não perder os números de telefone dos clientes e em fazer a marmita para o dia seguinte. Pelo meio gritava "Teeeeeeeeeeeeia" pela casa, fazia um reikizinho à mi Primi e lamentava-me de não poder estar pessoalmente com os meus amigos virtuais de quem tanto gosto. Nem com a minha família estive decentemente...

E foi enquanto eu andava concentrada em visualizar o trabalho de cada dia seguinte que aquelas duas safadas vieram aqui ao blog e tentaram entrar em contacto com quem - como eu - se queixava de eu estar em Lisboa e não haver tempo sequer para um café. E eis que um dia me fazem a enorme surpresa de trazer a Lena e a Sofia para jantar connosco! Obrigada Teia. Obrigada Rité. Nem sei explicar bem como foi, de tão emocionada que fiquei.

Voltei a verificar (pois já tinha conhecido a Ana pessoalmente) que os laços entre amigos virtuais podem, de facto, ser reais. A Sofia e a Lena são tal como eu imaginava, mas muito muito muito melhores ao vivo e a cores. Foi como se nos conhecêssemos há anos. Rimo-nos ainda mais do que por troca de emails e comentários. O meu medo de encontrar pessoalmente alguém que lê o blog e cria uma imagem de mim muito diferente do que eu possa ser foi ultrapassado. Até porque as duas meninas têm blogues e sabem como isto é... mas ainda assim encheram-me de mimos, ao ponto de eu sentir que não merecia tanto. Nem aquela surpresa (tão bem) armada com tanto amor e carinho pela minha teia e pela mi primi (e pelo meu primo pequeno e pela Sari e pelos cães!!!), nem as prendas que me trouxeram e de que nunca me vou esquecer (e eu nem um banho e um perfuminho para ao menos perder a cara de pintora-alucinada-exausta, bolas). Cada uma trouxe uma das suas especialidades. E ainda recebi um desenho lindo e comovente da filha da Sofia, a J.. Não sei como agradecer. Sinto mesmo que não merecia tanto. Sou uma sortuda. Sou sim. Vivo rodeada de pessoas maravilhosas e cruzo-me com mais e mais pessoas assim. Obrigada...



14 de fevereiro de 2008

só mais uma antes de cair para o lado

Ando exausta. Tenho corrido muito para terminar as pinturas a tempo. Amanhã regresso a Viana mas não sem antes fazer uma pintura no quarto dum menino.

Aqui ficam o peixinho e a ostrinha que fiz para dois irmãos amorosos: um menino e uma bebé que vão começar a partilhar o mesmo quarto.

Que sorte tenho de só ter como clientes pessoas tão simpáticas e carinhosas. Obrigada Catarina e Nuno!


12 de fevereiro de 2008

fecha-se um ciclo

Hoje fui pintar uma versão grande destes dois meninos. Um duende e uma fada que fiz há mais de dois anos. Passaram de um palmo para um metro. E da quarta pintura que fiz em parede, para a vigésima nona. O tempo voa. Venham mais quartinhos, que eu ainda não me cansei.



Esta pintura foi para uma querida mãe blogger que tive o prazer de conhecer pessoalmente... vou aguardar autorização dela para poder fazer o link. Posso, Sónia? Posso?... :D

Espero que a Pulga Morena se divirta muito a brincar com a pinturinha.

11 de fevereiro de 2008

e pronto









Acabei a pintura do quarto do Diogo. Que falta me faz o fotoxop... as fotografias podiam estar muio melhores mas não queria deixar de partilhar a pintura com quem vem aqui diariamente. Quando chegar a Viana trato-as para que fiquem com melhor luz e definição.
Amanhã lá vou para mais uma parede, fazer isto.
Muito obrigada pelos comentários tão bons de ler. E muito obrigada aos queridos pais do Diogo, a Marta e o Paulo, que me receberam tão bem e me mimaram todos os dias. Trabalhar assim é diversão.

10 de fevereiro de 2008

quase

,Pinto até ficar sem luz suficiente ou até ficar muito cansada. Ou ambas as coisas. Depois venho para casa e observo as pessoas no comboio e no metro. Espero que não me observem também, que eu tenho ar de tolinha.
Como o barco dos sonhos já é repetido e este já é o terceiro, vou-lhe fazendo alterações. Sinto que evoluo.
Conheço bem os meus bichinhos, qualquer dia desenho-os de cor. Mudo-lhes as orelhas, as bocas, imagino-os vivos. Gosto tanto de animais.
Passo muito tempo sozinha e muito tempo concentrada a pintar. Embrenho-me no material, na tinta que quer pingar e que eu não deixo e sinto-me sábia. Posso pintar bonecos mas pinto. Na faculdade éramos obrigados a pintar, a desenhar, a praticar. A disciplina é uma coisa difícil. Quando lá andava, pela mão do meu querido professor Paulo Almeida, pensava como seria no dia em que me visse sozinha sem as propostas de trabalho que ele nos fazia, se seria capaz de desenhar todos os dias. Ele orientava-nos e tão bem. Um dia mandou-nos fazer um novo desenho sobre um desenho que tivéssemos posto de parte. Peguei num de figura humana. Desenhei uma ovelhinha de olhos arregalados debaixo do rabo do modelo. Uma relvinha aos pés e um balão de banda desenhada: . Nunca me vou esquecer da cara do meu professor. Do meu ataque de riso e da confissão: "Ó professor eu adoro bonecos, eu vejo bonecos, penso em bonecos! Deixe-me desenhá-los."...



Amanhã termino este quarto. Depois parto para outro. E depois para outro. Biba!

ainda azul







Muito trabalho e poucas palavras.


:)

7 de fevereiro de 2008

azul

Estou em Lisboa. Tenho duas pinturas para fazer, talvez três, se continuar a contar os minutos e a só pintar-comer-pintar-dormir. Começo a ficar frustrada por vir aqui sem tempo para mais nada. Gostava de me encontrar com as minhas leitoras-amigas-virtuais, gostava de ir ver exposições e de passear...
Hoje andei dum lado para o outro com a minha mala de 21 kg (leia-se uma tonelada). Adoro os transportes públicos de Lisboa, detesto os passeios de calçada destruída. Doem-me as costas.
A primeira pintura que vou fazer é esta. O meu barco dos sonhos. Hoje estive a preparar-lhe o céu e, enquanto a tinta secava, fiquei hipnotizada com a transformação do quarto. A luz muda, os objectos mudam, o meu olhar muda.
Amanhã já trago fotos dos desenhos sobre azul. (Já disse que adoro ser pintora?...)


Não é que a sopa deliciosa da minha teia e os pezinhos sonâmbulos da mi primi não me façam logo sentir bem em Lisboa, mas quando venho aqui ao blog e vejo que continuo tão bem acompanhada, sinto-me mesmo em casa. Obrigada :)

5 de fevereiro de 2008

de saída

De mala feita para ir pintar. Uma semana longe de casa. Vinte e um quilos de material.
Falta o comprimido para o enjoo e a indispensável bic cristal preta*.
Até já :)