29 de abril de 2010

então foi assim

Eu subi a Rua do Salvador a pé, cheguei à Travessa do Açougue, atravessei cuidadosamente a estrada e a carrinha que vi lá ao longe e cujo condutor me viu também - que eu sou grande e colorida pelo menos ao sol da manhã - desce a acelerar na minha direcção, passa-me uma tangente (secante) e acerta-me com uma pranchada no ombro quando eu já estava a pôr o pé no passeio.

Ouviu-se um baque que ecoou em toda a Alfama.
Eu vi estrelas e ouvi sininhos até que me apercebi de que o espelho lateral da viatura tinha acabado de me atingir violentamente. E se eu medisse menos 20cm, neste momento estaria morta e decapitada.
Fiquei a choramingar de mão no ombro e a ver a carrinha assassina sumir ao longe.

Se eu gosto de Lisboa? Adoro.
Se eu gosto do trânsito de Lisboa? Odeio com todo o fervor.
Se eu tenho carta de condução? Tenho.
Se eu pudesse o que é que fazia ao sacana que quase me amputou o meu braço direito, coisa mais rechonchudinha e branca do mundo, fonte dos meus rendimentos? Seguia-o com um tractor e fazia dele pizza antes mesmo de chegar ao Largo das Portas do Sol.

Se eu sei os nomes de todas as ruas e largos de Lisboa? Não. Estou só a armar-me.

vai passar

Para mim um bom colo não é fácil de arranjar - e não me refiro a tamanhos, que os meus melhores colos vêm de pessoas pequeninas.
Apesar da tristeza que me possa trazer, é tão bom saber que há quem recorra ao meu colo para se refugiar e chorar à vontade.

vai passar

moldura

pormenor

Ultimamente tenho-me visto a reconfortar pessoas de quem gosto tanto, que têm sofrido daquilo que é para mim a pior das dores.
Chorar ajuda, mas o melhor para aliviar a dor da alma é acreditar que vai passar. Porque passa.

Este desenho nasceu no meio de muitos rabiscos mas acabou por ficar como eu queria. Agora está numa moldurinha e vai directo para a loja.

27 de abril de 2010

primavera

orelhitas

meio de transporte

primavera

A Primavera vem cheia de bebés. Eu fico particularmente emocionada com as folhinhas que nascem nas árvores, mais do que com as flores que desabrocham por todo o lado.
Há um mês vi uma mãe pata com 11 bebés e tive um ataquinho de nostalgia...
De Dezembro até Março pintei cinco quartos de bebés que conheci somente em forma de barriguitas. Hoje já estão quase todos cá fora.
Pintar quartos de bebés e contactar com pais grávidos é maravilhoso. É como se fosse Primavera mais vezes.

25 de abril de 2010

a pintora e o rímel

A pintora observa que o seu rímel passou do prazo há mais de quatro anos e desconfia que é por isso que a textura da tinta já é de tal modo pastosa que as suas pestanas não ficam pintadas, ficam aglomeradas por uma camada de crude.

A pintora resolve facilmente o problema, diluindo a tinta pastosa com a de um outro rímel também expirado mas ainda líquido.

A pintora mexe mexe, testa a elasticidade da tinta e conclui que tem razão. Uma tinta só passou do prazo quando já tem bolor e cheira incrivelmente mal.

A pintora deseja secreta e ardentemente que nada de mal aconteça aos seus dois olhinhos verdes, que são pitosgas mas muito estimados.

eu ontem chorei

Eu,
que desde o dia em que me desfiz em lágrimas na frente dum neurologista horrorizado,
que quase me enfiou as drogas pela boca a baixo,
que me acalmaram e me deixaram pedrada durante meses,
que me anestesiaram de tal maneira,
que nunca mais chorei.

Assim de chorar e sentir as lágrimas a descerem pela cara,
a percorrerem o maxilar e a caírem no peito.
Independentemente dos dramas,
dos horrores por que passei no último ano,
os químicos que me correm nas veias impedem-me de chorar a sério.

Ontem chorei um bocadinho ao ouvir esta música, que tem a letra mais bonita que já ouvi na vida.



:)

24 de abril de 2010

ratinhos radicais


pormenor


ratinho mergulhador


equipamento de mergulho xxs

Para dois gémeos que ainda estão juntinhos a crescer no forno. O Diogo e o André têm o quarto mais fofo do mundo e até eu fiquei surpreendida ao ver que uma pintura tão simples funcionou como a cereja no topo do bolo.
Vou fazer uma coisa especial com estes dois ratinhos. E está para breve!

futebóle




chuta p'a golo


guarda-redes


Futebóle é como os meninos do interior de Biana (os meus alunos) dizem futebol. Ainda hoje uso expressões deles e ainda hoje a Di diz Tenho caluore, preciso de bento! graças ao meu aluno Zé Pedro.

Estes dois futebolistas tiveram um parto muito difícil. Se eu fosse a Ana, não teria a paciência que ela teve comigo. As minhas vidas pessoal e profissional atropelam-se mais vezes do que eu gostaria... Ana, muito obrigada. E beijinhos :)

22 de abril de 2010

a razão da minha ausência

Fui aos EUA participar no So You Think You Can Dance com o meu amor.
Eis-nos:

18 de abril de 2010

pinturas (e não só) em lisboa

Eu fugi para Lisboa. Primeiro porque precisava, segundo porque o meu irmão me deu abrigo, e terceiro porque em Lisboa há mais trabalho. É o êxodo rural.

Em Lisboa encontrei luz, calor, muitos sotaques, pouquíssimos palavrões, uma rede de transportes públicos que fascina qualquer saloia como eu, família, velhos e novos amigos e uma paixoneta que se transformou em amor palpitante.

Moramos na rota dos aviões - as janelas lá de casa abanam quando há aterragens. Abanam de tal maneira que nem nos apercebemos do sismo.
Enquanto fui digerindo a mudança o tempo passou. Ainda não estou totalmente lá, mas quando venho cá a cima faz-me falta aquilo tudo.

Então é isto. Vivo na capital mas venho ao norte e vou ao sul. E pinto, como sempre, onde houver paredes a precisar de histórias.

purpurina

na lua

fadinhas no jardim

magia


Estas fadinhas foram pintadas para três irmãs. Lindas lindas lindas. Pequeninas, rechonchudas e que faziam perguntas (e afirmações) deliciosas sobre o meu trabalho. A bebé riu-se de mim com sarcasmo quando lhe mostrei a tinta verde dentro da lata.
:)

estou biba

Quando até a nossa mãe reclama porque o blog está parado e a nossa irmã algarvia nos pergunta se o blog morreu para sempre, é o momento de tentar uma reanimaçãozinha.

Os últimos meses foram de mudanças.

Ontem fui oradora (uau) numa palestra (uaaau) sobre percursos académicos e realidades profissionais, dirigida a alunos de artes da escola secundária onde eu andei há 12 anos.
Depois de muito falar sobre os meus bonecos e de me aperceber que se calhar o meu futuro é na stand up comedy, acabei por dizer o que me parece ser a minha lição de vida:

"Quando fazes algo de que gostas mesmo, os piores momentos são suportáveis."

Voltarei brevemente com pinturas e palermices. Prometo.
Beijocas